Ciclo de Exposições INVITRO: “Entre Tecidos“
de Selma Pereira
Vernissage: 15 de setembro 2021. 18h30.
Espaço Vila Velha. Mértola. Portugal
Comunicação Online (via YouTube)
Apresentação:
“Entre Tecidos” é a primeira instalação da nova temporada do Ciclo de Exposições INVITRO, agora com epicentro na vila de Mértola, que visa promover a exposição regular de uma peça no Espaço Vila Velha. Neste ciclo serão apresentados artefactos / instalações de artistas que trabalhem temas locais no âmbito da média-arte digital interativa, ou seja, que explorem e conjuguem as tecnologias digitais nos seus processos de criação e nos próprios artefactos.
“Entre Tecidos” é uma instalação de Selma Pereira, que toma como ponto de partida os padrões tradicionais da tecelagem, numa abordagem pós-digital. A tela é explodida, de onde saem fios e cordas que se expandem pelo espaço cénico da instalação, de forma a remeter para as urdiduras dos teares e simultaneamente as cordas das tradições fluviais, de onde eram estabelecidos os contactos e as trocas comerciais e culturais com o mediterrâneo.
Programa:
18h30: Mensagem de Acolhimento, Ana Morais, Associação Montícola, Portugal (Moderadora)
18h40: Temática da Instalação, Susana Gómez-Martínez, Universidade de Évora / Campo Arqueológico de Évora, Portugal (Apresentadora)
19h00: Média-arte digital e as incursões pós-digitais, Adérito Fernandes-Marcos, Universidade de São José, Macau; Artech-International e Universidade Aberta de Portugal, Portugal (Curador)
19h10: “Entre Tecidos” (a instalação), Selma Pereira, CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação / Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal (Artista)
19h30: Visita Guiada / Debate / Alentejo de Honra
Gratuito. Lugares limitados. Inscrição recomendada.
Inscrição aqui. (Encerrada)