Coordenador Geral

Adérito Fernandes-Marcos

O Doutor Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa e é doutorado em Engenharia Informática (especialização em Computação Gráfica) pela Teschnische Universität Darmstadt, Alemanha. É agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Foi agraciado com o título de professor “honoris causa” pelo UNIVEM, Marília, São Paulo, Brasil.

É atualmente Professor Catedrático visitante no Departamento de Indústrias Criativas da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José, Macau, China.

É  Professor Catedrático na Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia, tendo sido o mentor, fundador e o primeiro Diretor do Programa de Doutoramento em Média-Arte Digital.

Foi Professor Auxiliar do Dept. de Sistemas de Informação, Escola de Engenharia da Universidade do Minho onde foi co-fundador e docente nos cursos de Mestrado em Computação Gráfica e Ambientes Virtuais e Mestrado em Tecnologia e Arte Digital.

Foi (co) fundador de diversas séries de workshops e conferências internacionais (ex. Artech, CoopMedia). Participa ou participou nos órgãos sociais de diversas instituições científicas e tecnológicas na área da Computação Gráfica e Arte Digital, onde se destacam a Associação europeia EUROGRAPHICS, o Grupo Português de Computação Gráfica,  a Fundação INI-GraphicsNet, e o Centro de Computação Gráfica (CCG) do qual foi diretor executivo, sendo atualmente Presidente da Artech-International.

Em nome do CCG recebeu os seguintes prémios “European IST Prize 2000: Grand Prize Winner” pelo projecto TeleInViVo e ainda o “LAVAL Virtual 2002 – “Science et éducation“ e GRAND PRIX DU JURY 2002“, atribuído pela Academia Laval, Mayenne França, pelo projecto ARCHEOGUIDE. Foi mentor e coordenador de diversos projectos nacionais e europeus.

Tem sido avaliador de diversas instituições, de onde se destacam a Agência de Inovação, associação europeia INTAS, a Comissão Europeia. A sua investigação consta em mais de 100 artigos científicos em  publicações nacionais e internacionais.  É membro do Corpo Editorial de várias revistas internacionais da especialidade. É editor-chefe da revista científica International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics.


CV no cienciavitae.