(DES)CONEXÃO: LABORATÓRIO DE ALQUIMIA DIGITAL
23 de julho, Atelier Concorde, Alfama
Autoria e formação: coletivo wreading digits
Acção: No tempo de observação de uma pedra, a interrupção temporária do real, como modo de pensar um outro tempo: o do imediatismo digital. Como consequência, na contemplação momentânea dessa tecnologia primordial dar-se-á lugar a um processo de sublimação de ideias e percepções, passível de se traduzir numa reflexão sobre o processamento e a significação da realidade. Mais do que um desafio de comunicação, trata-se de um verdadeiro desafio existencial.
Objectivo: Fazer do leitor peça fundamental de uma obra digital multimedial necessariamente (des)conexa, difusa, obscura, intemporal e, sobretudo, autorreflexiva em relação ao processo criativo que a sustenta.
Método: Retroacção performativa por meio de processos alquímicos, com o propósito de encontrar uma potencial pedra filosofal, depurada e filtrada, na reflexão sobre a tecnologia, o humano e a natureza.
Meio: Potenciação da criatividade por meio de processo colaborativo.
Suporte: Pedra, papel, tesoura.
Palavras-chave: overload; alquimia; tensão/dispersão; tecnologia/homem/natureza; geometria da pedra/inscrição/memória; interpretação/contexto/aprendizagem; máscara/eu social/indivíduo; elações interpessoais/ver/ser/gesto/discurso/físico/virtual/foco.
Entrada livre.