Os artistas do projeto INVITRO-Gerador irão passar uma semana em residência artística em Alfama, onde terão a oportunidade de expor as suas obras no Centro Cultural Magalhães Lima e Atelier Concorde.
As obras expostas incluíam:
Título: (DES)CONEXÃO
Autores: coletivo wreading digits (Ana Gago, Diogo Marques, João Santa Cruz, Pedro Ferreira).
Através dos processos artísticos, certas particularidades de determinada experiência poderão ser modificadas, filtradas, sublimadas, multiplicadas e, por vezes até, auto-geradas. Técnicas de escrita experimental, como a combinatória, o cut up literário ou o fold-in, permitem estender a palavra e, por conseguinte, o texto, além de uma única configuração, acrescentando-lhe múltiplos níveis de significação e de leitura. Também a video arte encontra na apropriação e remistura, um potencial de dilatação dos significados, do próprio meio de significação e da tecnologia que o suporta. Em (DES)CONEXÃO, instalação ciberpoética, desenvolvida no âmbito da residência INVITRO-Gerador, REALTIME RUNTIME PEOPLE, da Universidade Aberta de Lisboa, esta prática alquímica de mediação e de transmutação é assumida para a reflexão sobre o(s) desafio(s) do imediatismo, na experiência de realidade, de nós próprios e do outro. Numa experiência interativa, o leitor será chamado a fazer parte da descodificação da obra, escolhendo, accionando e combinando, em tempo real, os diferentes conteúdos que a compõem e, deste modo, traçando um caminho interpretativo virtualmente único, a cada acesso. Para encontrar a pedra, há que partir(-se) (n)o gesto de agarrá-la.
Título: FILOZELL-E
Autores: Teresa Barradas
Folozell-e, é um artefacto digital em têxtil pintado e bordado. Suporta um sistema de reconhecimento de voz que é ativado pela aproximação do utilizador.
Título: Pontos G – Chakras Invertidos
Autores: Paulo Cesar Teles (autoria e execução), com as colaborações de Rosana Bernardo (produção), Jesus Seda (estrutura física), Juliano Prado (prod. Executiva), Pedro Alcântara e Gabriela Shima (programação em Arduino)
Instalação sensorial interativa sem toques que levará o interactor a experimentar sensações sonoras e luminosas que flaneiam entre chacras e energias vitais reicheanas.
Título: You&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos)
Autores: Pedro Alves da Veiga
You&Me é uma obra poética generativa desenvolvida em Processing, e suportada em Kinect para a componente interativa. Destina-se a dois utilizadores simultâneos, obrigando assim a uma interação física, local, informacional para conseguir desvendar os segredos poético-generativos, através de uma combinação de gestos que transformam o processo de interação numa performance.
Título: The Plurality
Autores: Pavel A. Orlov
The beauty of explicit moments is always fascinating. Only nodes and biases are keeping together in the tangle of neural networks. We encode information about the surrounding beauty in a set of nodes and thousands of biases, links. By linking each node to the other, with second and third, we
restore beauty in our own reality. It grows out from a set of points and lines, directions, and vectors, rushing to the exposure of the original meaning. You can find more information on the project web page: http://ptahi.ru/2016/03/02/the-plurality/