2021-06-09

Explorando e-materiais na construção de um novo design da moda

São os desenvolvimentos científicos dos anos 60 do século XX, as novas linguagens dos mass media e as primeiras obras geradas por computador, que contribuíram para um novo entendimento da obra artística, em progresso, para o desenvolvimento de protótipos que na última década do século, surgiram sob a forma de computadores vestíveis. Simples e desconfortáveis no início, revelavam funcionalidades inovadoras, base para o desenvolvimento de uma nova geração de dispositivos eletrónicos objetivados à plena integração em roupa.

Hoje, duas décadas depois, discute-se questões associadas à caracterização dos materiais eletrónicos como matéria-prima criadora e potenciadores artísticos do Design de Moda e do Artesanato, experienciam-se técnicas, implementam-se artefactos (moda tecnológica e bordados interativos) e reflete-se sobre práticas metodológicas que incentivam novos  diálogos e introduzem novas dinâmicas conceptuais na (re)invenção de imaginários.


Nota biográfica de Teresa Barradas

Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Beja. Com formação na área do Design (IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação), doutorou-se em Média-Arte Digital (Universidade Aberta e Universidade do Algarve – em associação). A realizar o Pós-Doutoramento em Arte Multimédia (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e investigadora (CIEBA – Centro de Estudos e Investigação em Belas-Artes). Tem especial interesse de investigação e de produção teórica em domínios relacionados com a Média-Arte Digital com especificidade em Moda Tecnológica, Bordados Tradicionais Interativos e outros assuntos relacionados.

Como professora no Instituto Politécnico de Beja, participou na elaboração do projeto de licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Atualmente leciona Unidades Curriculares das áreas de Interação em Tempo Real e Produção Audiovisual e Multimédia.

https://mteresabarradas.wordpress.com/
https://filozell.wordpress.com/

Contacto email:

teresabarradasuab@gmail.com

teresa.penacho@ipbeja.pt

ORCID ID:

https://orcid.org/0000-0001-7745-771X

CV no cienciavitae


Voltar