2021-06-09

Design como valor agregado: Método de projeto em Design versus Método de investigação científicas

Na atualidade o Design desempenha um papel fundamental na formação do mundo e na geração de novos produtos, sistemas e serviços, em resposta a inúmeras condições e oportunidades de mercado. O Design é hoje menos um ato de desenhar ou projetar algo, mas sim, o ato de desenhar programas, processos, aplicações, métodos e contextos de design, que concebam por si próprio, uma diversidade de soluções que tenham a ver com o serviço ou a função para que se pretende desenhar ou projetar.

Considerando ainda, que esta atividade de desenhar ou projetar pode também definir-se como uma criação de novos materiais; manipulação genética; conceção de softwares e interfaces; formulação de novas linguagens, sobretudo as de visualização; conceção (desenho) de ideias, sociais, políticas e culturais; geração de novos comportamentos, com um nível de complexidade sempre cada vez maior (DUARTE, 2012).

Por oposição, e como consequência dessa complexidade e também da intervenção do Design e da Engenharia, todos nós, passámos a poder dispor de uma melhor qualidade de vida, por ter acesso a artefactos e produtos de natureza tecnológica, e a poder interagir e a utilizá-los com muita maior simplicidade.

Assim, a simplicidade, é também uma qualidade, que não apenas desperta a fidelidade apaixonada pela estética e pelo design de um produto, mas também se tornou numa ferramenta estratégica-chave para as empresas se confrontarem com as suas próprias complicações (MAEDA, 2006).

Atendendo por fim, que um designer é visto como um gestor de informações: a quem compete encontrar uma estratégia para integrar todas as informações relevantes, de uma forma inteligente e criativa, para chegar a uma solução inovadora e adequada à tarefa de Design (TSCHIMMEL, 2009) e que a investigação em design envolve uma ampla gama de áreas disciplinares, questões e metodologias.

Importa agora, identificar as diferenças estruturais entre o método ou metodologias para o desenvolvimento de um projeto de design em contexto profissional e de um projeto de design desenvolvido em contexto de investigação científica (RUIVO, 2014), como propósito do Design em agregar valor ao conhecimento investigação científica.

Palavras-chave: Investigação em design; metodologias de design; método; simplicidade; complexidade.

Referências:

  • Duarte, C. (2013). Measuring Design Simplicity, in Advances in Industrial Design Engineering, INTECH.
  • Maeda, J. (2006). The Laws of Simplicity. Ed. Massachusetts Institute of Technology.
  • Ruivo, I. S. (2014). Investigação em Design: interatividade entre metodologias profissionais e científicas in Investigação e(m) Artes: perspectivas. Ed. Universidade de Évora – Escola de Artes.
  • Tschimmel, K. (2009). El Proceso Creativo desde la Perspectiva de la Creatividad como una Capacidad Sistémica. Ed. Octaedro e Casa Creativa. Barcelona.

Nota biográfica de Carlos Duarte

Carlos A. M. Duarte, licenciado em Design, na opção de Design Industrial, pelo IADE – Escola Superior de Design, doutor em Engenharia de Produção, pela Universidade da Beira Interior, com uma tese intitulada “Análise Relativista da Quantidade de Informação para Avaliação de Comportamentos Emergentes no Design” e detentor do título de agregado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde apresentou uma lição intitulada “Simplicidade, um parâmetro de Engenharia e do Design”.

É ainda detentor de uma certificação em Formação Avançada em Políticas e Gestão da Inovação, no âmbito do PROINOV – Programa Integrado de Apoio à Inovação, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros do XIV Governo Constitucional de Portugal. É desde 2014, professor catedrático do IADE – Universidade Europeia e membro da UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, unidade de I&D acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com a classificação de “Muito Bom”.
Domínio de especialização: design industrial/ produto e a sua relação com os sistemas de crenças para o estabelecimento de uma medida relativista da simplicidade e da complexidade, enquanto parâmetro quantitativo para as diferentes existências em design.

Contactos institucionais:
carlos.duarte@universidadeeuropeia.pt

ORCID ID:
orcid.org/0000-0002-1811-7608

CV no cienciavitae


Voltar