2021-06-09

Conhecimento, Desenvolvimento e Incerteza: vocações da Investigação em Design

A comunicação parte do testemunho como investigador e coordenador/orientador de projetos de Investigação em Design, ilustrando e interpretando três das suas linhas estratégicas que se argumenta fundamentais para a contemporaneidade.


Nota biográfica de Heitor Alvelos

Doutorado em Design (Royal College of Art, 2003); Mestre em Comunicação Visual (School of the Art Institute of Chicago, 1992); Membro da Academia Europaea.

Professor Associado de Design na Universidade do Porto, onde é Director do Doutoramento em Design e Director do ID+ / Unexpected Media Lab. Comissário do FuturePlaces MediaLab de 2008 a 2017, no âmbito do programa UTAustin-Portugal para os Media Digitais. Actual Presidente do Conselho Científico (Ciências Sociais e Humanidades) da FCT.

Projectos de investigação recentes incluem: Anti-Amnésia (FCT/Compete2020), Transferência de Sabedoria (FCT/Compete2020), e o consórcio europeu Arts and Humanities Entrepreneurship Hubs (KA2/Erasmus+). A convite do Ministério da Ciência, é co-autor do Manifesto “Bauhaus of the Seas” (New European Bauhaus, 2021).

Desde 2017, é curador dos arquivos da banda Tuxedomoon (1977- actualidade). Tem obra audiovisual editada e apresentada ao vivo desde 2000 via Touch, Cronica Electronica, Ash International, 3-33.me e The Tapeworm. Colaborou e colabora com diversos artistas e operadores culturais, incluindo Jon Wozencroft, Bruce Geduldig, Fennesz, Jono Podmore, Anabela Duarte, Rafael Toral e João Pais Filipe, entre muitos outros.

www.benevolentanger.org

Contacto email:

heitor.alvelos@gmail.com

ORCID ID:

https://orcid.org/0000-0003-0119-4583

CV no cienciavitae


Voltar