You&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos)

You&Me  (a infinita constelação dos nossos sentidos) é o projeto apresentado por Pedro Alves da Veiga ao INVITRO-GERADOR, e consiste numa instalação de arte generativa interativa, motivada pela constatação do efeito “bolha” que a tecnologia tem sobre as vidas reais, encapsulando o indivíduo numa esfera onde ele se sente constantemente ligado a estímulos e conteúdos de vária ordem, que frequentemente se sobrepõem, em termos de importância e prioridade, aos estímulos e conteúdos diretos, do mundo físico ao seu redor. Este projeto traduz-se, assim, numa vontade de querer contrariar esse efeito, usando a mesma tecnologia que o promove como arma de combate, para construir um conjunto de estímulos sensoriais altamente recompensadores.

INSPIRAÇÃO

O Amigo

1.
Um amigo, o primeiro amigo
dentro da nuvem de um sonho.

O impossível toca-nos as mãos
subitamente — o fogo, a flor concêntrica
de planetas no exílio.

Na terra do silêncio
os frutos caem
de sua própria vontade.

2.
Ao coração das coisas,
ao jugo das cores da memória,
ao pequeno desvio da sombra no deserto,
ao amor que nos alimenta de morte, à morte
que morre connosco
opomos a infinita
constelação
dos nossos sentidos.

Casimiro de Brito, in “Jardins de Guerra”

Os termos assinalados a negrito são altamente sugestivos, quer em termos visuais, quer sonoros, e constituem a principal fonte de inspiração para a obra generativa que irá ser desenvolvida.

Pedro Alves da Veiga é um artista transdisciplinar, doutorando em média-arte digital e investigador do CIAC, tendo estado ligado durante mais de duas décadas à atividade empresarial, e contando com vários prémios de webdesign e multimédia. Atualmente desenvolve atividade artística em assemblage, programação criativa generativa, áudio-visuais digitais, e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital.