2022-06-22

Do corpo enclausurado ao corpo poético digital da dança na pandemia

Devido às condições vividas durante a pandemia de COVID19 nos anos de 2020 e 2021, o corpo que dança passou primeiramente pelo estágio da clausura, do isolamento do convívio social, e por estratégia de sobrevivência transformou espaços cotidianos em possíveis espaços poéticos para a dança; principalmente constitui-se um corpo poético coreográfico para a produção de videodanças, bem como para participar virtualmente de eventos organizados por coletivos artísticos da cidade de Salvador, Bahia, Brasil.

Nessa apresentaçao as noções de poética (Aristóteles e Luigi Pareyson), e poética digital (Monica Tavares, Julio Plaza e Mário Costa) serão atualizadas para o contexto pandêmico.

Palavras-chave: Corpo Enclausurado, Corpo Poético Digital, Dança na Pandemia, Poéticas do Corpo Digital.


Nota biográfica de Ludmila Pimentel

Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Dança e em Artes Visuais (PPGDANÇA e PPGAV-UFBA).

Membro do Conselho Editorial e Parecerista do Journal of Somatic and Dance Practices (Coventry University, Inglaterra). Líder do Elétrico – Grupo de Pesquisa em Ciberdança (CNPq, Brasil). Pós-doutorado em Artes Visuais na Hochschule der Bildenden Kunste Saar, (HBKSaar), Alemanha (2013), Doutorado em Artes Visuais e Intermidias – Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2008), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2000). Especialização em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia (1995). Experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, Intermidias, Performance, e Videodança, atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Tecnologias Digitais, Performance, Criação Coreográfica com softwares, Vídeo, Tecnologias e Interatividade.

Contacto:
ludmilapimentel@hotmail.com

CV no Lattes

Outras Referências

http://www.dance-tech.net/profile/LudmilaPimentel

http://www.youtube.com/user/ludmilapimentel


Voltar