(DES)CONEXÃO

(DES)CONEXÃO é o projeto apresentado pelo Coletivo Wreading Digits ao INVITRO-GERADOR, e pretende ser uma obra ciberliterária em torno da questão da mediação e da sua relação com o(s) desafio(s) do imediatismo, na experiência de realidade, de nós próprios e do outro.

Tendo em conta a crescente aceleração potenciada pelas novas tecnologias digitais com que se apresentam e sobrepõem diferentes estímulos sensoriais e a necessidade de lhes ser dada uma resposta no imediato, a percepção e significação da realidade tornam-se dispersas, pois verifica-se a inexistência de uma pausa na emissão e recepção destes mesmos  estímulos; a comunicação é ininterrupta, as mensagens são sobrepostas, o mapa não se forma ou evidencia.

A dispersão e ausência de pausas garantem a velocidade da emissão e recepção mas retira tempo de entendimento da mensagem e da experiência; somos sínteses em constante construção, um jogo de espelhos (sobre)expostos, entre momentos e em contínua tensão.

Este tipo de condicionantes apresenta um potencial de overload com repercussões não só ao nível da qualidade da comunicação mas também dos interlocutores, no seu processo relacional, consigo próprios e com a realidade.

Mais do que um desafio de comunicação, trata-se de um verdadeiro desafio existencial.

Através dos processos artísticos, certas particularidades de determinado momento ou imagem poderão ser modificadas, filtradas, sublimadas, multiplicadas e, por vezes, até auto-geradas.

A copy art, por exemplo, assume esse processo de mediação com um objectivo de acentuação estética sobre a imagem, prolongando o tempo de produção da mesma, através da sua multiplicação sucessiva.

De um modo semelhante, técnicas de escrita, como a combinatória ou o cut up literário, permitem estender a palavra e, por conseguinte, o texto, além de uma única configuração, acrescentando-lhe múltiplos potenciais níveis de significação e de leitura.

Codificado e programado, o texto torna-se um organismo vivo, auto-generativo, construindo-se a cada nova reorganização de palavras e a cada nova camada de interpretação.

Se este progresso decorrer num ritmo mais lento do que o do leitor, obrigará a um processo de desaceleração, necessário para acompanhar o texto e o seu desenvolvimento, em tempo real.

O objectivo final do exercício é, então, o de proporcionar uma experiência de consciência do tempo e da sua relevância para o trabalho criativo sobre determinada obra, assim como para a interpretação da mesma.

As rochas metamórficas constroem-se ao longo de um tempo alargado, num processo cumulativo, interrompido apenas pela necessidade humana de significação e de valorização da realidade.

A residência INVITRO-Gerador, REALTIME RUNTIME PEOPLE, no âmbito da qual este projecto foi seleccionado, representa uma plataforma para refletir sobre estas problemáticas e consequentes implicações sobre o próprio processo de produção artística (e literária).

Wreading-digits é um colectivo artístico visual digital experimental composto por três artistas portugueses de diferentes áreas do conhecimento, incluindo estudos literários, artes, computação gráfica / web design, videoarte, livros de artista, arte postal e performance poética. Desde a sua formação em 2015, em Lisboa, Portugal, Wreading-digits tem concentrado grande parte do seu processo criativo na exploração de paradoxos relacionados com a(s) linguagens(s) e comunicação. Alguns dos seus trabalhos estiveram presentes em vários festivais internacionais de arte, incluindo PLUNC 2015 (Lisboa, Portugal), FILE 2017 (São Paulo, Brasil), ELO 2017 (Porto, Portugal) e FOLIO 2017 (Óbidos, Portugal). Wreading-digits colabora frequentemente com vários artistas das áreas da poesia sonora, fotografia, vídeo, entre outras.