Nesse encontro vamos falar sobre metaverso mais especificamente os mundos virtuais tridimensionais multiusuários, sobre avatares que habitam esses mundos e ali constituem uma segunda vida. Alguns desses avatares escolhem dedicar as suas vidas ao trabalho artístico e no meu caso a opção foi pelas artes performativas no metaverso.
Em relação às práticas pedagógicas é importante pontuar conceitos fundamentais e quebras de paradigmas que se apresentam a partir da vivência do Metaverso para que se possa pensar em processos de aprendizagem e as formas de utilização dessas plataformas para o ensino online.
Palavras-chave: Artes Performativas, Metaverso, Avatar, Poéticas do Corpo, Ambietes Imersivos.
Nota biográfica de Isa Seppi
Artista visual, Dançarina. Doutora em Multimeios Instituto de Artes da UNICAMP (Campinas, São Paulo), diplomada em Estudos Avançados em Média- Arte Digital, no programa de Doutoramento em Média Arte Digital DMAD – Universidade Aberta e Universidade do Algarve, Portugal. Tem como foco de pesquisa o espaço da arte nos ambientes virtuais tridimensionais, os metaversos. Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1981), Licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1982), graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1983), graduada em Licenciatura Plena Em Artes Cênicas pela Faculdade Marcelo Tupinambá (1983), Especialista em Arte Educação pela Escola de Comunicação e Artes da USP (1985), Especialista em Ação Cultural pela Escola de Comunicação e Artes da USP (1987) e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2002).
Na área de Artes, atua principalmente nos seguintes temas: artes visuais, curadoria de exposições, dança teatro, arte virtual, dança virtual. Experiência profissional como Assessora de Arte Educação, Coordenação de Cursos Superiores de Graduação e Pós-graduação. Professora e pesquisadora. Através do seu avatar Janjii Rugani (Nataraj) na plataforma Second Life, Isa Seppi desenvolve o seu processo criativo, enquanto artista, coreografa, cenógrafa e investigadora. Na realidade virtual do Second Life, explora a criação artística e a produção cultural, em ambientes digitais, imersivos, tridimensionais e metaversos. Em 2013, a artista criou a MADaboutDance, uma companhia de dança virtual e colaborativa, aberta a avatares de diferentes nacionalidades, com ou sem experiência em dança no mundo tangível.
Contacto:
janjiirugani@gmail.com